(11) 4996-5055

gramatura do papel, e qual a influência dela na hora de produzir seu material gráfico. Na hora de selecionar a gramatura, algumas opções vão se apresentar para você, e as mais comuns são 80g, 115g, 150g e 300g. Mas o que isto significa?

Você pode entender a gramatura como medida para o peso, a espessura ou a densidade do papel. O correto é escrever assim: 80 g/m², e G/M² é um acrônimo para “gramas por metro quadrado”, ou seja, o papel tem 80 gramas por metro quadrado de folha. Esta medida permite identificar a qualidade do papel que será usado. Quanto maior o número, mais espesso e pesado será o papel.

Selecionar a gramatura correta para cada tipo de impresso ajuda a evitar problemas na hora de produzir o seu material gráfico. Em impressões frente e verso, por exemplo, se você imprimir imagens escuras dos dois lados de um papel com gramatura abaixo de 115g, você corre o risco de ver a impressão no lado oposto, sobreposta ao outro! Ou seja, vai ficar um tanto transparente…

De 35g a 55g: São os mais finos, usados normalmente na confecção de jornais ou bobinas de máquina de cartão. Existem papéis com menor gramatura, mas são bem raros.

bobina

De 50g a 63g: É uma gramatura típica de blocos de notas fiscais e blocos de orçamento.

 

De 75g a 80g: São gramaturas usualmente empregadas na maioria dos papéis timbrados, receituários, panfletos de qualidade inferior, sejam em offset ou couchê. O reciclato e alguns dos papéis usados em impressoras domésticas também têm esta gramatura.

De 90g a 115g: Esta é a gramatura mais comum, dos papéis utilizados em sua casa ou no escritório, como as folhas A4, que apresentam 90g. Papéis desta gramatura são usados com mais frequência na produção de panfletos, cartazes e folhetos de baixo custo.

De 120g a 150g: O offset 120g é bem pouco utilizado, exceto em materiais para escrita. A gramatura 150g é indicada para impressão de materiais como capas de revista, panfletos e folhetos de maior resistência, além de flyers e folders.

180g: É o típico papel das cartolinas e dos cartões caseiros de menor qualidade e, com algumas exceções costuma ser a gramatura máxima que as impressoras domésticas suportam. As sacolas de papel também são feitas nesta gramatura.

 

De 210g a 300g: É nesta gramatura que normalmente são feitos materiais como cartões de visita, cartões postais, convites, cartões de aniversário, topo de folhinhas, calendários de mesa e capas de livros.

Acima de 300g: É bastante raro ver materiais produzidos em gramaturas acima de 300g, que é usada para serviços especiais ou então para cartonagem.

Agora que você já tem uma base a respeito do emprego de cada gramatura, já pode pensar em qual delas se encaixa melhor no material gráfico que você pretende produzir!