É sempre recomendável que as ações de marketing sejam planejadas e desenvolvidas por profissionais especializados, que sabem quais são as demandas do público e o que tem gerado melhores resultados no mercado. Por outro lado, ninguém melhor que o próprio empreendedor para saber do seu negócio e é sua função oferecer ao profissional de marketing todas as informações essenciais para a melhor execução do trabalho. É importante falar sobre os valores, a cultura da empresa e, claro, detalhar as características dos produtos, apresentando os diferenciais, preço de venda, quais são os produtos mais vendidos e aqueles que demoram mais a sair.
O marketing é uma das principais ferramentas para que uma empresa possa se destacar no mercado, apresentando com eficiência os seus diferenciais e pontos positivos e conquistando a confiança e o interesse do cliente. Ele deve ser pensado sempre de forma sistêmica, ou seja, como um conjunto de ações que funciona em harmonia em prol da boa imagem da empresa.
As embalagens, então, podem e devem ser trabalhadas como ferramentas de marketing e consolidação da marca, mas dentro de um contexto global de ações. É importante ter em mente que, em muitos casos, o cliente reconhece a embalagem antes mesmo de ver o produto e, por isso, ela tem forte influência no momento da decisão. Cabe aos profissionais responsáveis, então, desenvolverem peças que sejam fortes e exclusivas o suficiente para ativar a memória dos clientes, nas mais diversas situações.