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Um logotipo não é a marca, nem é a identidade. Design de logotipos, design de identidade e Marca têm papéis diferentes, que juntos, formam uma imagem percebida para uma empresa ou produto.

Houve uma discussão recente na web sobre esse tópico, o fato do logotipo não ser sua marca. Embora isso possa ser verdade, não se viu esclarecimentos sobre as diferenças entre “marca”, “identidade” e “logotipo”.

  • O que é marca? – A imagem corporativa emocional percebida como um todo.
  • O que é identidade? – Os aspectos visuais que fazem parte da marca geral.
  • O que é um logotipo? – Um logotipo identifica uma empresa em sua forma mais simples através do uso de uma marca ou ícone.
  • Para explicar isso com mais detalhes, vamos começar no topo – a marca.

O que é branding?

Apple – Foto de ronaldo f cabuhat

Branding certamente não é um tema leve – publicações inteiras e centenas de livros foram escritos sobre o assunto, no entanto, em breve, você poderia descrever uma “marca” como uma organização, serviço ou produto com uma “personalidade” que é moldada pelas percepções do público. Com essa nota, também deve ser afirmado que um designer não pode “criar” uma marca – apenas o público pode fazer isso. Um designer é a base da marca.

Muitas pessoas acreditam que uma marca apenas consiste em alguns elementos – algumas cores, algumas fontes, um logotipo, um slogan e talvez algumas músicas adicionadas também. Na realidade, é muito mais complicado do que isso. Você pode dizer que uma marca é uma “imagem corporativa”.

A idéia fundamental e o conceito central por terem uma “imagem corporativa” é que tudo o que uma empresa faz, tudo o que possui e tudo o que produz deve refletir os valores e objetivos do negócio como um todo.

É a consistência dessa idéia central

que compõe a empresa, conduzindo, mostrando o que representa, o que ela acredita e por que eles existem. Não é puramente algumas cores, alguns tipos de letra, um logotipo e um slogan.

Por exemplo, vejamos a conhecida empresa de TI, a Apple. A Apple, como empresa, projeta uma cultura corporativa humanista e uma forte ética corporativa, caracterizada por voluntariado, apoio a boas causas e envolvimento na comunidade. Esses valores do negócio são evidentes em tudo o que fazem, desde seus produtos inovadores e publicidade, até o atendimento ao cliente. A Apple é uma marca emocionalmente humanista que realmente se conecta com pessoas – quando as pessoas compram ou usam seus produtos ou serviços; Eles sentem parte da marca, como uma tribo mesmo. É essa conexão emocional que cria sua marca – não apenas seus produtos e um logotipo de tamanho mordido.

Para uma compreensão mais profunda da marca, em termos simples, eu recomendo o manual da marca da Wally Olin, que cito, é “um guia essencial e de referência fácil para a marca brilhante”.

O que é design de identidade?

Coca Cola – Foto por taylorkoa22

Um papel importante na “marca” ou “imagem corporativa” de uma empresa é a sua identidade.

Na maioria dos casos, o design de identidade é baseado em dispositivos visuais usados ​​em uma empresa, geralmente montados dentro de um conjunto de diretrizes. Essas diretrizes que compõem uma identidade usualmente administram como a identidade é aplicada em uma variedade de meios, usando paletas de cores aprovadas, fontes, layouts, medidas e assim por diante. Essas diretrizes garantem que a identidade da empresa seja mantida coerente, o que, por sua vez, permite que a marca como um todo seja reconhecível.

A identidade ou “imagem” de uma empresa é constituída por muitos dispositivos visuais:

  • Um logotipo (o símbolo de toda a identidade e marca)
  • Papelaria (cabeçalho + cartão de visita + envelopes, etc.)
  • Garantias de Marketing (Flyers, folhetos, livros, sites, etc.)
  • Produtos e Embalagens (Produtos vendidos e a embalagem)

O que é um logotipo?

IBM – Foto de Boomberg News

Para entender o que é um logotipo, primeiro devemos entender o que é.

Um logotipo é para … identificação.

Um logotipo identifica uma empresa ou produto através do uso de uma marca, bandeira, símbolo ou assinatura. Um logotipo não vende a empresa diretamente, nem raramente descreve um negócio. Os logotipos obtêm o significado da qualidade da coisa que simboliza, e não o contrário – os logotipos estão para identidade e não para explicar. Em poucas palavras, o que um logotipo significa é mais importante do que parece.

Para ilustrar esse conceito, pense em logotipos como pessoas. Nós preferimos ser chamados pelos nossos nomes – James, Dorothy, John – ao invés da descrição confusa e inesquecível de nós mesmos como “o cara que sempre usa rosa e tem cabelo loiro”. Da mesma forma, um logotipo não deve descrever literalmente o que o negócio faz, mas sim identificar o negócio de forma reconhecível e memorável.

Também é importante notar que somente depois que um logotipo se torna familiar, ele funciona da maneira que se destina a fazer muito semelhante, como devemos aprender o nome das pessoas para identificá-los.

O logotipo identifica uma empresa ou produto em sua forma mais simples.

Resumo:

  • Marca – A imagem corporativa emocional percebida como um todo.
  • Identidade – Os aspectos visuais que fazem parte da marca geral.
  • Logotipo – Identifica um negócio em sua forma mais simples através do uso de uma marca ou ícone.