A embalagem é um dos fatores mais importantes para a construção de um relacionamento com o cliente, elas exercem funções indispensáveis, como proteger, agrupar e transportar produtos. Nesse sentido, fica claro que é importante pensar com cuidado no momento de escolher as embalagens ideais para o seu segmento, pois qualquer erro pode prejudicar muito a consolidação e os resultados da sua empresa. Por isso, o investimento em embalagens funcionais e adequadas às necessidades de uso do cliente é muito importante para o negócio e deve ser visto como prioridade pelo empreendedor.
Segue os 5 pontos que uma embalagem deve ter para ser aplicada em seu negócio.
1. O Conceito da embalagem
Para entender melhor vamos colocar um produto alimentício e um produto sofisticado. Podemos citar como exemplo um vestido de festa disponível em uma boutique sofisticada ou uma guloseima na lanchonete — independentemente do seu valor, a dinâmica de produção e venda segue uma lógica muito parecida e todo produto só existe no mercado porque há alguém interessado em comprá-lo.
A embalagem precisa ser bonita, sofisticada e funcionar como um lembrete constante de que a cliente fez uma boa compra, acertando na escolha. No caso da do produto “comida”, a embalagem deve proteger o alimento, garantindo que ele continue ideal para o consumo, em suas melhores condições. É essencial, também, que ela traga as informações nutricionais, data de validade, forma de armazenamento — dados exigidos por legislação e que determinam a forma do cliente se relacionar com aquele produto.
Então, o conceito de embalagem tem a ver com um conjunto de peças que se agregam ao produto e tem funções essenciais no processo de compra ou utilização. Devemos pensá-las como parte integrante do produto, uma vez que elas têm grande importância para o cliente. No varejo, por exemplo, uma boa embalagem garante que o produto se destaque na prateleira, se diferenciando dos concorrentes e aumentando o potencial de vendas. Lembre-se de que a maioria das decisões de compra é feita já no ponto de venda — isso explica por que é essencial investir em uma embalagem cheia de personalidade, não é mesmo?
2. Funções de uma embalagem
Entendendo a importância de uma embalagem no processo de convencimento e fidelização do cliente, é mais fácil pensar as suas diversas funções. Temos, inicialmente, as funções objetivas, relacionadas aos aspectos físicos do produto e a forma diária de lidar com ele.
Então, podemos começar pensando no armazenamento e proteção. Quando adquirimos qualquer tipo de bem, precisamos ter a garantia de que aquele produto vai estar bem armazenado, protegido e bem conservado e essa é uma das principais funções de uma boa embalagem. No mercado de alimentos, por exemplo, as embalagens influenciam inclusive no prazo de validade dos produtos. Para entender, basta lembrar da revolução que foi a inserção das embalagens longa vida para o mercado de leites. A compra se tornou mais prática para o consumidor e o produto ganhou um tempo muito maior de duração na casa dos consumidores, o que aumentou consideravelmente o seu valor agregado.
Portanto, desenvolver uma embalagem significa entender quais são as necessidades específicas daquele produto e considerar todas elas na hora de determinar as melhores soluções de formato, material etc.
3. Tipos de embalagem gráficas
Podemos dividir as embalagens em alguns grupos principais, considerando a sua aplicação, seus materiais e as suas funções básicas.
Rótulos
São as embalagens que trazem todas as informações necessárias relativas a um determinado produto. Devem conter a marca e todos os dados que são exigidos por lei. É uma das principais formas de se diferenciar dos concorrentes, construindo uma imagem única e exclusiva. Para se criar um bom rótulo é preciso pensar nas cores, na clareza nas informações e no tipo de mensagem que deve ser transmitida.
Caixas
As caixas talvez sejam o tipo mais variado e completo de embalagens. Vão desde caixas simples para transporte (geralmente feitas de papelão), até os modelos muito personalizados para a entrega do produto ao cliente. As caixas em papel cartão — como as de sabão em pó e cereal — são chamadas de cartucho e seguem alguns modelos básicos, como as medidas costumam ser padronizadas (pensando na economia de produção), é necessário que elas se diferenciem através do design.
Sacolas
As sacolas são um tipo muito comum de embalagem, que tem função primordial de transporte dos produtos e servem também como uma excelente ferramenta de fixação da marca. Elas podem ser em papel offset ou kraft, sacolas ecológicas de tecido, variando de acordo com o seu uso e com os valores e objetivos do cliente.