(11) 4996-5055

A monocromia é o processo de impressão ou reprodução que utiliza uma única cor no processo. Assim, cópias em preto e branco podem ser consideradas monocromias, também são monocromias as impressões de panfletos, recibos, notas ou qualquer outro material que seja impresso usando apenas uma cor de tinta.

Monocromia (radiação (ou luz) monocromática) é a radiação produzida por apenas uma cor (em rigor, de apenas um comprimento de onda). O termo “monocromático” não é empregado para o preto (ausência de cor/luz) ou o branco (soma de todas as cores). É uma harmonia conseguida por apenas uma cor e seus tons diferentes. Monocromia é o contrário de policromia. Na monocromia, existe a escala monocromática, onde uma cor tem diferentes tons de radiação, como: A cor verde pode se fazer nesta escala a cor verde-claro, verde-escuro, verde-marinho, e assim por diante. A monocromia está muito ligada com a escala monocromática, para sua explicação. – Wikipedia
Ao ver bem de perto uma impressão em preto e branco você poderá perceber que as transições de tons escuro e claro são compostas exclusivamente pela cor preta, ainda que se pareça cinza, a quantidade e o tamanho dos pontos da retícula na cor preta é que dão a impressão de que aquela área é mais clara que as demais, é o que conhecemos por densidade de pontos.

Em uma retícula, quanto mais pontos pretos tivermos, e quanto maiores eles forem, mais preta será a imagem. Quanto menores os pontos e mais afastados, mais cinza esta imagem parecerá.
Quando não temos pontos (retículas), temos o que conhecemos por traço, onde a carga de tinta é contínua e totalmente uniforme.

Ambos os métodos podem ser utilizados para a impressão em monocromia, que pode ser exclusivamente preta ou de qualquer outra cor, única em um impresso (como o vermelho, azul, verde, etc.)